International Congress on Safety and Labour Market



O Congresso Internacional sobre Segurança e Mercado de Trabalho 2013 irá realizar-se nos dias 8-9 de maio de 20013 na Covilhã, sendo organizado pela Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior – AFTEBI, com o patrocínio técnico e científico de outras entidades como a Autoridade para as Condições do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho e a Universidade da Beira Interior.

A realização de um evento como este Congresso assume-se como um tempo e espaço de debate de um vasto conjunto de preocupações sentidas por empresários, trabalhadores, parceiros sociais, membros das Administrações Publicas, central e local, Governo, Parlamento, Presidência da República, para além de organizações internacionais e pela comunicação social.

De facto, e como é conhecido, a investigação científica, a divulgação de novas tecnologias, a globalização económica em curso permitiram a abertura de novos espaços e novos tempos de concepção e execução na vida económica, na qual mercados com enormes potencialidades, lançam novos desafios de qualidade e quantidade às nossas empresas. Daqui a exigência de uma outra dimensão à produtividade e competitividade empresarial, impondo profundas mudanças na organização do trabalho, para responder a novos prazos e custos de produção. Por isso, a pressão de novos investimentos, com esperadas e diferentes respostas do sector financeiro, exigem outros ritmos de trabalho que sejam portadores de maior retorno, com preocupações acrescidas nos domínios da Segurança e Saúde no trabalho, para além de se levantarem, ainda, sérias reflexões à solução dos problemas do desemprego nas suas diversas dimensões, sempre crescentes. Por tudo isto, os novos riscos profissionais são hoje transversais não só a sectores de actividade económica que se assumem neste quadro de uma nova economia, embora se devam ter presentes os segmentos tradicionais da actividade económica, nos seus esforços de modernização, onde riscos, de há muito conhecidos, se juntam àqueles. Discutir ainda, neste quadro, o papel do sistema de ensino e de formação completa o elenco de preocupações que, acreditamos, justificam plenamente esta iniciativa de levar a cabo a realização do INTERNATIONAL CONGRESS ON SAFETY AND LABOUR MARKET

Informacões Adicionais: ICSLM 2013