.
Durante o horário laboral, normalmente no início do trabalho e no final do dia são realizados alguns exercícios simples de alongamento, de mobilidade articular e flexibilidade tendo como objetivo a melhoria da postura e prevenção das LMERTs (Lesões Musculo Esqueléticas provocadas pelo trabalho).
As sessões têm uma duração média de 10 a 15 minutos tendo resultados muito relevantes no combate do Stress no trabalho.
.
Quais os objetivos
A Ginástica Laboral geralmente é indicada nos seguintes casos:
- Proporcionar alívio muscular
- Alongamento e relaxamento muscular
- Diminuir o stress
- Acabar com a fadiga muscular
- Melhorar a disposição e motivação dos colaboradores
- Combatar as LMERTs
.
A sua importância
A falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e complicações graves.
Hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e articulares são alguns dos males que são evitados quando se pratica esportes regularmente.
Nesse sentido, a ginástica laboral é uma maneira de despertar nas pessoas a necessidade de cuidarem de si mesmas.
É também uma forma de induzi-las a uma mudança de hábitos e posturas em relação à saúde, já que costuma promover uma reeducação alimentar e tem influência positiva até mesmo na higiene do sono.
Se individualmente essa alteração do comportamento já provoca impactos positivos, no nível coletivo pode levar a saltos de qualidade que, de outra forma, não seriam alcançados.
.
A História da ginástica laboral
Esta ideia vem da Polónia, datada de 1925 com o nome “Ginástica de Pausa”. Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa, chegando mesmo ao Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da Ginástica Laboral.
No Brasil chegou nos anos 80 através de executivos nipónicos mas foi nos anos 90 que teve a maior expansão.
.
Sessão: Online ou Presencial
.