O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado, um pouco por todo o mundo, a 28 de Abril, com o objetivo de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais e de sensibilizar para uma melhor prevenção deste tipo de acidentes. Para além de sensibilizar as empresas e trabalhadores é também necessário estabelecer todas as medidas preventivas necessárias que garantam a segurança e saúde no trabalho.
A OIT destacou como tema para 2022 a importância da participação e diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e Saúde. Durante o período de pandemia e crise sanitária, verificaram-se os inúmeros riscos no mundo laboral. Ter um forte sistema de Segurança e Saúde no Trabalho que inclua a participação dos empregadores, trabalhadores, governo, agentes de saúde pública é uma peça fundamental para garantir a proteção dos ambientes de trabalho e seus trabalhadores. É igualmente importante ter uma cultura de segurança e saúde focada para a prevenção.
Através do diálogo efetivo, governos e parceiros sociais podem e devem participar ativamente de todas as fases dos processos de decisão da SST. Isso é importante desde o desenvolvimento e revisão da política da SST e dos enquadramentos legislatórios para enfrentar os constantes e novos desafios da SST, até a aplicação real ao nível do local de trabalho.
Portanto, o diálogo social contribui não só para melhorar as políticas e estratégias da SST, mas também para construir e facilitar o caminho para uma implementação mais rápida e mais eficaz.
A Trasesa celebra este dia junto dos seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes envolvidas, esperando que o seu contributo marque a diferença e que seja reconhecida como um exemplo nesta matéria.